Quase resposta para BBC, agora sobre Aracy de Carvalho - entrevista com Dra. Mônica Schpun

Recentemente entrevistei, pelo Grupo Ananins, a Doutora em História Mônica Schpun. Pesquisadora do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (CRBC), publicou em 2011 um livro sobre Aracy de Carvalho e a amizade com uma das pessoas que ela salvou da Alemanha Nazista, Margarethe Levy. Há algum tempo a BBC publicou os argumentos de dois pesquisadores que questionam os atos de Aracy, afirmando que a memória dos salvos é enganadora. Aracy não seria Justa, todos os trabalhos de historiadores até agora estariam errados. O Museu do Holocausto de Washington e o Memorial do Holocausto em Israel estariam errados em dar reconhecimento para Aracy de Carvalho. No fim da matéria, um dos historiadores entrevistados termina com o seguinte trecho: 

"A gente quis falar primeiro sobre os vistos porque era a forma mais simples de mostrar que o gato subiu no telhado sobre essa história e preparar as pessoas para o que elas vão ouvir depois. Dá enjoo a história, não é legal."(BBC, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59707747).

A última frase é a mais forte de toda a matéria. Causou-me espanto. Como os períodos que mais pesquiso são os séculos XIX e XX, sujeitos e fatos dentro desse recorte histórico sempre me causam muita curiosidade. Descobri Aracy de Carvalho pela série da Globo. A partir disso encontrei os textos da Dra. Mônica Schpun. Depois veio a matéria da BBC, na qual historiadores tratam a série ficcional sobre Aracy como "furada". Tive curiosidade de saber mais sobre como surgiu o interesse da Dra. Schpun em pesquisar Aracy, assim como saber sobre suas fontes (as fontes que os historiadores da BBC mencionaram me pareceram pouco para contestar todos os trabalhos já existentes) e questionar se suas pesquisas concordam mais com as Memorial do Holocausto ou a dos pesquisadores entrevistados pela BBC. O Grupo Ananins aprovou uma entrevista com a Dra. Mônica Schpun e então entrei em contato por e-mail fazendo algumas perguntas. Ela, muito atenciosamente, respondeu todas. O resultado foi publicado no blog do Grupo Ananins. A entrevista completa pode ser acessada em: https://escoladosananins.blogspot.com/2022/01/entrevista-com-dra-monica-schpun-o.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leituras